BARRAGEM E ALBUFEIRA DE ODELEITE
A Barragem de Odeleite foi construída sobre a Ribeira com o mesmo nome em 1997, com a finalidade de irrigar os campos de cultura em volta e abastecer de água potável parte do Algarve.
A Albufeira tem uma bacia hidrográfica com 352 km2.
Um bom local para observá-la é sobretudo o Miradouro de Odeleite. Sentar-se à sombra para apreciar a vista e usufruir o silêncio e a paz do local.
Nas encostas da albufeira pode ver-se a flora da serra algarvia, como por exemplo pinheiros mansos, alfarrobeiras e estevas. Ao passo que também é um local onde vive uma variedade de fauna, como coelhos, aves e outros.
RIO DO DRAGÃO AZUL (ODELEITE – CASTRO MARIM)
Uma vista aérea sobre a Albufeira permite ver a forma de um dragão nas águas. Com maior impacto nos povos asiáticos, tem sido chamado de “Rio do Dragão Azul”.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO ALGARVE
Através de um túnel de 3 km, a água segue da Albufeira de Odeleite para a Albufeira do Beliche. Posteriormente é canalizada até Tavira onde é tratada, servindo depois para o abastecimento público de grande parte do Algarve.
DESCOBRIR O MOINHO DAS PERNADAS
Seguindo a placa “Foz de Odeleite” e a 2 Km de Odeleite fica o Moinho das Pernadas.
Este foi um importante moinho hidráulico, que usando a força das águas da Ribeira de Odeleite fazia a moagem de cereais produzidos na região.
O conjunto arquitetónico foi recuperado e inclui quer o moinho, quer o cais, casa do moleiro, mirante e forno.
Este açude mantem-se desde meados do século XX. Aliás, os anteriores açudes foram danificados pelas cheias, por a comporta não conseguir dar vazão à força das águas. Encontra-se ali um núcleo museológico, com local para piqueniques à sombra dos loendros.
FOZ DE ODELEITE (JUNTO AO RIO GUADIANA)
A Ribeira de Odeleite desagua no Rio Guadiana perto de Foz de Odeleite.
Junto desta povoação, a paisagem é excecional dada a grandeza do “Grande Rio do Sul”, que nos separa de Espanha.
Quando fomos ao cais flutuante para sentir a tranquilidade do Rio, uma “nova amiga” fez questão de nos acompanhar. Gostámos!
FAZER PERCURSOS PEDESTRES
A freguesia de Odeleite conta com vários percursos pedestres, que permitem conhecer a riqueza que tem para oferecer. Destacamos os seguintes:
Percurso “Odeleite de Perto e de Longe” (PR4)
O Percurso “Odeleite de Perto e de Longe” (PR4) é circular, com 11 km e tem grau de dificuldade médio.
Ao longo do trajeto pode-se conhecer as povoações da Fonte do Penedo, Alcaria, Assador e Odeleite. O percurso faz-se em parte ao longo da Ribeira de Odeleite, passando no Moinho das Pernadas (moinho de água).
Percurso “Terras da Ordem” (PR5)
Perto de Odeleite faz-se o Percurso “Terras da Ordem” (PR5), circular com 12 km e grau de dificuldade médio.
Este percurso permite visitar os povoados de Pernadas e Tenência e passa na Mata Nacional das Terras da Ordem e junto da Ribeira de Odeleite, permitindo contemplar a natureza e o silêncio.
Barranco do Ribeirão (PR6)
O percurso permite visitar os vários núcleos habitacionais de Corte Pequena: Monte de Cima, Monte de Baixo, Casa Velha e Cerro Alto. Distância 7Km
Local de Partida Paragem de Autocarro de Cruz de Alta Mora
Local de Chegada Paragem de Autocarro de Cruz de Alta Mora
“Caminhos da Cabra Algarvia”(PR7)
Este percurso permite visitar as localidades de Cruz de Alta Mora, Cortelha, Marroquil, Amendoeira, Magoito, Arraia e Lagoa.
Percurso das Amendoeiras em Flôr (PR8)
Este percurso permite visitar as localidades de Cruz de Alta Mora, Soalheira, Caldeirão, Pernadeira, Funchosa de Baixo e de Cima.
A Mata Nacional das Terras da Ordem é propriedade do Estado e terá pertencido à Comenda da Alcaidaria-Mor de Castro Marim (da Ordem de Cristo). Trata-se de um local onde predominam pinheiros mansos e coelhos, lebres, raposas, javalis e aves (perdizes, pica-paus e outros).
Percurso “Mina e Albufeira – Furnazinhas(PR9)
Proporciona um passeio pelas ruas da localidade de Furnazinhas, permitindo absorver a herança arquitetónica, cultural e etnográfica. Passa ainda pelo que resta de antigas explorações mineiras, poços, escombreiras e galeria de mina, por entre vales e veredas.
Barrancos Furnazinhas (PR10)
Percurso que interliga com a Via Algarviana, partindo das Furnazinhas, passa pelo Barranco da Balsa, Barranco da Maria Galega, Cortelha, Barragem da Chã de Lavajo e Barranco do Monte até regressar a Furnazinhas. Proporciona um contacto direto com a fauna e cruza várias zonas de água.
Grande Rota do Guadiana (GR15)
A Grande Rota do Guadiana (GR15) é um percurso pedestre que envolve quatro concelhos (Vila Real de Santo António, Castro Marim, Alcoutim e Mértola) e atravessa vários povoados, entre os quais Odeleite. Daqui dirige-se para a Foz de Odeleite, ao longo da ribeira com o mesmo nome.
GR15 tem uma extensão total de 165 km com grau de dificuldade médio e ocorre próximo do Rio Guadiana, onde existem vários pontos de interesse histórico, cultural e natural. O percurso total da GR15 está repartido em cinco setores interligados. O percurso do setor 2, com 17,6 km de extensão, tem início na Junqueira e termina em Odeleite. Ao longo do mesmo há possibilidade de avistar o Rio Guadiana, as azinheiras e os rebanhos de cabras de raça algarvia.
EVENTOS MENSAIS
MERCADINHO DA ALDEIA - NA CASA DE ODELEITE
No primeiro domingo de cada mês, ocorre na Casa de Odeleite um mercadinho. Assim, os visitantes podem comprar artesanato regional, doces e compotas artesanais, queijo de cabra algarvia e produtos hortícolas.
No dia deste mercadinho costuma ocorrer igualmente um atelier de tecelagem e um atelier do pão, em que se experimenta o pão acabado de cozer no forno a lenha e passeios pedestres temáticos.
EVENTOS ANUAIS
1º de Maio em Odeleite
As comemorações do Dia do Trabalhador na ribeira de Odeleite, integram sempre um programa variado, desde os desportos radicais para os mais novos (escalada, slide, canoagem, etc), insufláveis, matraquilhos, animação com grupos etnográficos e a actuação de um artista consagrado. Estas festas ainda integram várias tasquinhas, onde o visitante poderá saborear alguns petiscos da região.
Festas em Honra da Nossa Sra. da Visitação
Festa religiosa que ocorre no 1º fim-de-semana de Setembro em Odeleite e que tem o seu ponto alto com a realização da Procissão em Honra de Nossa Senhora da Visitação.
Feira do Campo
Furnazinhas – ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS DE ABRIL
A Feira do Campo volta a animar a povoação das Furnazinhas, na freguesia de Odeleite, uma excelente oportunidade para explorar a paisagem, já em flor, da serra algarvia!
Numa demonstração do que a serra tem de melhor, o dia começa com um passeio pedestre e continua com a feira, onde haverá artesãos a trabalhar ao vivo e uma grande variedade de produtos locais, como o mel e os frutos secos e a conhecida doçaria tradicional. Haverá ainda espaço para conhecer as vivências da serra algarvia, com demonstração da confeção de “pão caseiro” e de queijo e uma exposição de animais da quinta.
Mês de maio
Estimular a solidariedade e amizade entre os vizinhos, estreitando laços e rompendo com o isolamento, é o principal objetivo desta comemoração.
Para esta festa, os vizinhos só têm de levar uma merenda, um sorriso para partilhar e a disponibilidade para “dois dedos de conversa”!
Presépio Vivo
A aldeia de Odeleite dá lugar a uma fiel e bela recriação do Nascimento de Jesus. No segundo fim de semana de dezembro, mais de 50 figurantes trajados à época, artesãos e produtores do concelho fazem o Presépio Vivo em Odeleite, atraindo centenas de visitantes. Um mercadinho de Natal vende os afamados e deliciosos produtos locais, como o mel, os frutos secos e a doçaria tradicional desta época festiva, contando com as demonstrações de artes e ofícios dos artesãos.
Canções e cânticos de Natal entoaram na aldeia, a preparar o Natal que se aproxima. Por lá passaram as melodias trazidas pelo Grupo do Centro Infantil de Odeleite, o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro e o Grupo de Cantares das Janeiras de Odeleite.
Miúdos e graúdos puderam experimentar, na Casa de Odeleite, o atelier do pão, da filhó e da empanadilha, numa promoção da tradicional ementa natalícia. Os mais pequenos puderam ainda divertir-se com os passeios de burro e a “Aldeia Fantasia”, com pinturas faciais e jogos tradicionais.
A Aldeia Presépio é uma organização da Associação Social da Freguesia de Odeleite em colaboração com os artesãos e produtores do concelho e o apoio da Junta de Freguesia de Odeleite e da Câmara Municipal de Castro Marim.
Sejam muito Bem-vindos a este espaço informativo da Nossa Freguesia de Odeleite.
A troca de informação, através de uma comunicação direta e transparente, entre a Junta de Freguesia e a sua População é essencial para o serviço do nosso Executivo. Esperamos que este espaço seja também uma motivação para quem nos queira visitar e conhecer a nossa terra, os nossos costumes e a nossa gente.
Contamos com Todos. A proximidade é para nós fundamental, para tomarmos as melhores decisões e sermos uma freguesia de referência e motivo de elogio para aqueles que por cá passaram e estímulo para quem pretende vir viver aqui.
Com humildade lutaremos para contornar as adversidades e construir a freguesia que idealizamos, mais evoluída e solidária, associada a uma boa gestão dos bens públicos e à valorização das pessoas, que para nós, são os maiores valores a defender na vida.
Junta de Freguesia de Odeleite
Horário de Atendimento: Das 9 ás 15 horas (Contínuo)
Rua de São Bráz, nº 1
8950 Odeleite
Telefone: 281 495 148
Fax: 281 495 844
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.