Passear na Várzea de Odeleite

Ao longo da Ribeira de Odeleite vêem-se as várzeas de hortas, pomares e canaviais.



Por isso as couves, feijão verde, tomates, pepinos, pimentos, melancias, abóboras e outras culturas são regadas com a água da ribeira ou dos poços.
Os poços apresentam o curioso “gargal”, que é uma vedação com cerca de um metro de altura com o intuito de proteger pessoas e animais.

 

Nos terrenos não regados da várzea existem as culturas e pomares de sequeiro, a saber alfarrobeiras, amendoeiras, oliveiras e vinhas.
Perto daqui também andam as cabras que fornecem o leite para fazer queijos, bem como chibos (bodes novos), muito procurados em determinadas épocas do ano.

Mensagem da Presidente

rosarioSejam muito Bem-vindos a este espaço informativo da Nossa Freguesia de Odeleite.

A troca de informação, através de uma comunicação direta e transparente, entre a Junta de Freguesia e a sua População é essencial para o serviço do nosso Executivo. Esperamos que este espaço seja também uma motivação para quem nos queira visitar e conhecer a nossa terra, os nossos costumes e a nossa gente.

Contamos com Todos. A proximidade é para nós fundamental, para tomarmos as melhores decisões e sermos uma freguesia de referência e motivo de elogio para aqueles que por cá passaram e estímulo para quem pretende vir viver aqui.

Com humildade lutaremos para contornar as adversidades e construir a freguesia que idealizamos, mais evoluída e solidária, associada a uma boa gestão dos bens públicos e à valorização das pessoas, que para nós, são os maiores valores a defender na vida.