Visitar a Casa de Odeleite

Surpreendentemente faz-se uma viagem no tempo ao visitarmos a Casa de Odeleite, a meio da encosta da aldeia.
Faz-se uma visita a esta Casa,  inspirada por uma história de empreendedorismo.

VISITARACASADEODELEITE2

Esta foi uma das casas agrícolas mais ricas da região no início do século XX.
Hoje é uma casa-museu, com a finalidade de ser um espaço vivo da memória das gentes da aldeia e arredores. A visita ajudou-nos a refletir nos principais acontecimentos do País ao longo deste século, com impacto na região.
Os edifícios da Casa de Odeleite foram comprados pela Câmara de Castro Marim em 1999 e receberam entretanto obras de requalificação.
Esta Casa foi transformada num polo cultural para antes de mais nada, dar a conhecer a serra algarvia, recreando os vários ambientes e lembrando os usos e tradições antigas.

ESPAÇO DO MUSEU
O espaço conta não apenas com salas para exposições e workshops, como também com cafetaria, loja de produtos regionais e centro de documentação com arquivo gastronómico. A Casa foi um importante lugar de comércio, cujos proprietários (João Xavier de Almeida e Claudina Dias) compravam quase todos os produtos ao redor, a saber alfarrobas, amêndoas e figos.

Estes produtos eram posteriormente transportados (com a ajuda dos cestos feitos na região), através da Ribeira de Odeleite e de seguida do Rio Guadiana para os mercados consumidores, parte deles para exportação.
A população abastecia-se ali dos bens que precisava (farinha, tecidos, sabão, materiais agrícolas e muito mais), que por vezes trocava em contrapartida pelos produtos que fornecia à Casa de Odeleite.
No edifício de dois andares podem-se ver elementos decorativos e mobiliário Arte Nova, que inesperadamente surgem no meio desta aldeia serrana.

Nas casas térreas, de uma só água, encontramos a casa do forno, a casa do azeite, do vinho e do queijo, bem como os armazéns de alfarroba, de milho e de outros produtos.
Todavia, estes armazéns hoje servem de salas para exposições e reuniões, sendo que numa delas existe uma enorme fotografia aérea que dá a conhecer a região.

ESPAÇO EXTERIOR
O conjunto arquitetónico consiste em casas de várias cores (amarelas, brancas e cor-de-rosa) situadas à volta de um pátio.

Ao passo que no pátio existe um telheiro de canas, com mesas e cadeiras, em que podemos aproveitar a sombra (junto de um conjunto de agradáveis vasinhos com flores pendurados na parede).

Por ali encontramos igualmente esculturas de grandes borboletas em metal e um antigo poço com balde para tirar água, com as tradicionais bilhas em zinco.
No total encontram-se ali cerca de 3.000 objetos que pertenceram aos proprietários, como por exemplo móveis, documentos, alfaias agrícolas, objetos decorativos e muitos outros artefactos.

Mensagem da Presidente

rosarioSejam muito Bem-vindos a este espaço informativo da Nossa Freguesia de Odeleite.

A troca de informação, através de uma comunicação direta e transparente, entre a Junta de Freguesia e a sua População é essencial para o serviço do nosso Executivo. Esperamos que este espaço seja também uma motivação para quem nos queira visitar e conhecer a nossa terra, os nossos costumes e a nossa gente.

Contamos com Todos. A proximidade é para nós fundamental, para tomarmos as melhores decisões e sermos uma freguesia de referência e motivo de elogio para aqueles que por cá passaram e estímulo para quem pretende vir viver aqui.

Com humildade lutaremos para contornar as adversidades e construir a freguesia que idealizamos, mais evoluída e solidária, associada a uma boa gestão dos bens públicos e à valorização das pessoas, que para nós, são os maiores valores a defender na vida.